Como funciona a Maçonaria?
Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, chamadas de oficinas, ateliês ou lojas, todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.
A Maçonaria está presente em todos os continentes, com mais de cinco milhões de membros espalhados pelo globo. No Brasil, estima-se que existam aproximadamente 170 mil membros distribuídos em mais de 4 mil Lojas, que funcionam baseados em dois conceitos fundamentais: fraternidade e respeito à liberdade.
A fraternidade tem como fundamento a ideia de que todos os seres humanos foram criados pela mesma força que rege o universo. Assim, todas as pessoas são iguais, devendo tratar umas às outras com respeito e solidariedade.
Em relação à liberdade, a ordem defende que todas as pessoas, apesar das diferenças, devem conviver em uma sociedade baseada em respeito e solidariedade.
Assim, a Maçonaria prega que o respeito à liberdade conduz a uma sociedade mais justa e igualitária, em que todas as pessoas devem desempenhar as mesmas obrigações e ter os mesmos
É necessário ser convidado para entrar na Maçonaria, e a iniciação de um novo maçom é obrigatoriamente realizada por membros mais antigos. Além disso, para se manter na ordem dos maçons, é necessário cumprir uma série de juramentos e obrigações, sejam elas esotéricas ou simbólicas; o maçom também deve estar integrado em uma loja.
Para que uma pessoa se torne maçom existem algumas exigências: crer no Ser Superior criador do universo e viver uma vida honrada, pautada em bons hábitos morais e de fraternidade.
Depois de ser aceito na ordem, o maçom também possui obrigações: deve respeitar as normas da sociedade e ser capaz de manter os rituais em segredo. Também deve trabalhar constantemente pela manutenção da justiça social, com base em valores como solidariedade, liberdade e igualdade.
Comentários
Postar um comentário